SEMANA DO ESPAÇO 2021

Vivemos numa época em que os proprietários de algumas das maiores fortunas do planeta estão dispostos a pagar milhões para realizar o sonho de viajar para as estrelas. Como todos os anos, em outubro, o Discovery Channel junta-se à celebração mundial da Semana Espacial com uma programação especial em torno dos segredos do Universo e dos últimos avanços científicos no campo da investigação espacial para levar o público numa viagem espacial na primeira fila. De 4 a 10 de outubro, no Discovery. 

 

 

THE DARK SIDE OF THE SUN | A partir de sábado, 9 de outubro, às 21h00

O que aconteceria se o sol destruísse a nossa rede elétrica durante um ano inteiro? Embora básico para a vida na Terra, o sol é um lugar perigoso, libertando constantemente enormes massas de energia conhecidas como ejeções de massa coronal. Estas tempestades solares já atingiram a Terra antes. O último dos registos ocorreu há mais de 150 anos, em plena era Vitoriana, e as suas consequências incluíram a interrupção dos serviços telegráficos em todo o mundo. Atualmente, o impacto de uma tempestade semelhante seria muito mais destrutivo, uma vez que vivemos na era das telecomunicações hiper-conectadas e dependemos fortemente da eletricidade e da eletrónica. O Discovery Channel junta-se a um grupo de cientistas e engenheiros que trabalham na construção do maior telescópio solar do mundo para tentar prever estes acontecimentos potencialmente devastadores e preparar-se para eles.

 

 

 

 

A HISTÓRIA DO UNIVERSO (T9) | A partir de segunda-feira, 4 de outubro, às 21h00

Nesta nova temporada, o Discovery Channel embarca numa viagem espacial para o Buraco Negro Supermassivo, no coração da galáxia M87. É o único buraco negro alguma vez fotografado, e pela imagem captada, sabemos que é 6 mil milhões de vezes mais maciço do que o sol e cobre uma largura total de 37 mil milhões de milhas. Num episódio especial, os especialistas analisam em profundidade este famoso Buraco Negro.

 

 

 

 

DESMONTANDO O COSMOS (T4) | A partir de sábado, 9 de outubro, às 23h50

Que forças invisíveis estão a construir uma megaestrutura cósmica com mais de mil milhões de anos-luz? Onde podem os astrónomos encontrar os buracos brancos esquivos previstos por Einstein? Nesta temporada de ‘Desmontando o Cosmos’, o Discovery Channel tenta responder a estas questões acompanhando o pioneiro Perseverance Rover da NASA na sua missão de farejar sinais de vida antiga em Marte. 

 

 

 

 

O Lado Oculto do Sol