Onde pode ver-nos

O Discovery Channel está disponível em Portugal através dos operadores VodafoneNOSMEO e NOWO.

Outros canais do grupo Discovery disponíveis em Portugal:
TLC (MEO, NOS, VODAFONE, NOWO)
Eurosport 1 (MEO, NOS, VODAFONE, NOWO)
Eurosport 2 (MEO, NOS, VODAFONE, NOWO)
Investigation Discovery (Exclusivo NOS) 

SEMANA DO ESPAÇO 2020

Todas as noites, durante uma semana inteira, o Discovery Channel vai revelar os segredos do espaço e os últimos avanços científicos sobre o Universo.

A #SemanaDoEspaço decorre de 4 a 10 de outubro e terá uma programação especial, dedicada para os fãs desta temática, durante toda a semana que inclui séries, programas e documentários relacionados com o Espaço.

As propostas do canal incluem programas como:

“#TeamPluto”, “Space X”, “Desmontando o Cosmos” e “História do Universo”.

Entre todas as coisas que aconteceram no mundo em 2020, este ano também será lembrado como o ano da avalanche de expedições espaciais a outros planetas do Sistema Solar. Em fevereiro, a Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a NASA lançou a missão Solar Orbiter que, pela primeira vez, capturou imagens dos polos solares. Em julho, ocorreu também o lançamento da missão ‘Mars2020’, uma nave cujo objetivo será chegar ao planeta vermelho em fevereiro de 2021 para procurar sinais de vida microbiana, bem como estudar o clima e a geologia. Nesse mesmo mês, a ESA e a agência espacial russa Roscosmos lideraram o lançamento de uma sonda dentro do programa ExoMars que está programada para chegar a Marte em março de 2021 e localizar lugares geologicamente interessantes para uma possível vida no futuro.

No domingo, 4 de outubro, a Semana do Espaço começa a jornada pelo espaço com a transmissão do documentário “Apollo 11: The Forgotten Files”, que conta a história completa de uma das missões mais ousadas e importantes da história mundial. Segue-se a série “Mistérios da chegada à Lua”, que procura provas definitivas dos primeiros seres humanos na lua em 20 de julho de 1969. Já a conhecida série ‘‘Desmontando o Cosmos’’ continua a explorar os segredos que rodeiam a origem e destino do Universo, analisando fenómenos através de impressionantes animações computorizadas. O objetivo é decifrar mistérios, analisar histórias secretas de vida extraterrestre e saber mais sobre os mais recentes avanços científicos e tecnológicos.

Mas o ponto alto do dia chega mais tarde com a estreia dos três especiais, que irá mostrar pela primeira vez, como foi todo o processo de lançamento do nave espacial Crew Dragon em maio passado; a primeira missão espacial liderada pela SpaceX (propriedade do conhecido empresário bilionário Elon Musk). Desde a preparação e lançamento da nave, até pousar no Golfo do México, estes três programas oferecem uma visão completa da missão que manteve todo o planeta a olhar para o céu.

“NASA & Space X: Journey to the Future” é a primeira dessas naves e onde será possível ter acesso exclusivo ao processo de preparação para a incrível viagem espacial que culminará com o lançamento da nave. A partir das 21h, “Space Launch: America Returns to Space” que mostra pela primeira vez as imagens capturadas em Espanha a 30 de maio durante o lançamento do Crew Dragon, tripulado pelos astronautas veteranos Bob Behnken e Doug Hurley, com destino à Estação Espacial Internacional. Este programa apresenta imagens inéditas desde o momento do lançamento e inclui comentários de astronautas, engenheiros e outros convidados especiais deste programa.

A missão termina às 22h55 com “Space Launch: Splashdown”, um programa que mostra a chegada bem-sucedida da cápsula às águas do Golfo do México, com os dois astronautas a bordo. Para encerrar esta missão ao espaço e outras galáxias e planetas, o Discovery lança #TeamPluto, um formato original que se encarregará de fechar em grande a Semana do Espaço. Considerado o nono e menor planeta do sistema solar por décadas, Plutão foi sempre objeto de controvérsia entre os astrónomos e astrofísicos. Após longos anos de intenso debate, finalmente foi decidido por unanimidade, a 24 de agosto de 2006, pela União Astronómica Internacional que Plutão deveria ser reclassificado como planeta anão. E apesar de já terem passado 14 anos desde a sua mudança de categoria, ainda são muitos os que continuam a questionar este planeta, que tanto mistério continua a suscitar. As séries “NASA, Ficheiros Secretos” e “A História do Universo” vão explanar detalhadamente a história deste pequeno planeta, que tantos enigmas oculta.