ESPECIAL DIA DOS OCEANOS

Ao longo de mês de junho, para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se comemora no dia 8, a programação do Discovery vai ser dedicada à mancha azul do nosso planeta – os Oceanos. O Discovery vai levar os espectadores num mergulho profundo onde a aventura, o mistério, a descoberta e o perigo são os elementos-chave. 

 

Cada programa será uma viagem irresistível por áreas nunca antes navegadas - algumas menos exploradas do que a superfície de Marte. O Discovery preparou uma viagem pelas águas do nosso planeta, onde vai mostrar novas espécies, lugares nunca antes explorados e mergulhos nunca antes dados. Desde um submarino que viajou pelo fundo dos 5 Oceanos, passando por espécies incríveis e gigantes, até uma viagem pelo maior recife de coral do mundo, esta vai ser uma aventura imperdível. 

 

Esta viagem aquática vai contar com: 

 

Expedition Deep Ocean – Uma missão recordista do explorador e empresário Victor Vescovo, e da sua equipa de Expedição das Cinco Profundidades, composta por cientistas e exploradores, que partiram na primeira descida ao fundo de todos os cinco oceanos do mundo. Ao leme do submarino Tritão, construído propositadamente para este fim, assumem a missão pioneira e por vezes perigosa de chegar ao fundo do Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Oceanos do Sul, descendo até uma profundidade recorde de 10.928 metros. Esta equipa de cientistas descobriu mais de 40 novas espécies extraordinárias e analisou áreas dos oceanos que são menos conhecidas que a superfície de Marte. Enfrentaram zonas de falha sísmica, bem como icebergs e tempestades tropicais, a fim de recolher informação novinha em folha. Estas são as primeiras missões do mundo que criam uma nova era de exploração das profundezas do oceano. Para ver no Discovery a partir de segunda-feira, 7 de junho, às 20h. 

 

Gigantes do Oceano – O explorador e realizador Patrick Dykstra vai até aos confins da Terra para ver de perto os maiores e mais esquivos gigantes dos oceanos do mundo. Desde analisar o comportamento de cachalotes em Domínica e mergulhar à noite com as baleias-corcundas na Colômbia, até usar a tecnologia de drones para acompanhar as baleias-da-Gronelândia na Rússia, Patrick mergulha profundamente nos seus misteriosos mundos subaquáticos. Com tanta coisa ainda por descobrir nos oceanos, está à procura de se aproximar mais do que nunca de algumas das criaturas mais enigmáticas do mundo. Para acompanhar a partir de terça-feira, 8 de junho, às 21h, no Discovery. 

 

Deep Ocean – Vai levar os espectadores a viajar pelo maior oceano do nosso planeta, o Oceano Pacífico, e especificamente para a ilha da Nova Guiné, onde uma falésia subaquática desce até mais de 1.000 metros. Durante este mergulho, a equipa descobrirá nas profundezas mais escuras das cavernas do penhasco um peixe exótico enorme e desconhecido. A Grande Barreira de Coral estará também no centro das atenções. Este é o maior recife de coral do mundo cobrindo uma dimensão de mais de 2.000 quilómetros ao largo da costa nordeste da Austrália. Todos os Verões, podem ser observados numerosos espetáculos de eclosão de espécies nesta área, e durante uma hora, os espectadores desfrutarão da visão de peixes nadando à velocidade da luz em direção à superfície da água para pôr os seus ovos, ou dezenas de milhares de tartarugas marinhas chegando simultaneamente à costa com o céu estrelado para pôr os seus ovos. Esta entrega vai deixar belas imagens do que a natureza tem para oferecer em torno das mais de 100 variedades de coral que vivem nesta área do planeta. Para ver no Discovery, a partir de terça-feira, 8 de junho, às 22h55, no Discovery.

 

 Acompanhe as aventuras e descobertas dos nossos corajosos exploradores, em junho, no Discovery.